PLANO ANUAL DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL - PAAG



O Plano Anual de Auditoria Governamental - PAAG contempla a previsão das auditorias a serem realizadas pelo TCE-RJ no período de um ano.

Elaborado pela Secretaria-Geral de Controle Externo - SGE e aprovado pelo Presidente do Tribunal de Contas, o PAAG compreende basicamente o Plano TMS, o Plano de Controle do Estado e o Plano de Controle dos Municípios.

No Tema de Maior Significância (Plano TMS), é escolhida uma função de governo (saúde, educação, meio ambiente, assistência social ou gestão tributária, por exemplo) para ser auditada, em busca de problemas a serem solucionados de forma estruturada. Nas auditorias de Plano TMS, é muito comum auditores das áreas de recursos humanos, contabilidade e engenharia realizarem a fiscalização em conjunto, a fim de detectarem, numa mesma oportunidade, irregularidades nas admissões de servidores, aquisições de bens e serviços, adequação de escolas ou unidades de saúde às necessidades básicas desses serviços públicos, entre outras ações.

Já no Plano de Controle do Estado e no Plano de Controle dos Municípios, são realizadas auditorias nas áreas patrimonial, orçamentária, financeira, tributária, contábil e de recursos humanos, bem como no âmbito das obras e serviços de engenharia dos órgãos do estado e de todos os 91 municípios jurisdicionados do TCE-RJ.

Nesta Vitrine de Auditorias você terá acesso a todos os achados de auditoria (termo técnico que designa irregularidades identificadas) e situações encontradas, o que, em linguagem de auditoria, significa o detalhamento, ou seja: o que, como, quando e onde o achado de auditoria foi detectado.

Endereço: Praça da República, 70 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.211-351
Telefone: (21) 3231-5400 - Horário de atendimento ao público externo (Protocolo): 10h às 17h
2012 - Todos os Direitos Reservados - CNPJ: 30.051.023/0001-96